Existe uma dúvida cruel entre os iniciantes, e até mesmo entre os experts em Whisky: Como beber whisky? Não existe uma regra a ser seguida, até porque beber whisky é um ritual, não uma obrigação. Além de uma companhia, ou até mesmo sozinho, o local e "atmosfera" também contribuem de forma direta e influenciam no sabor do Whisky. Mas, independente disto, existem alguns passos a seguir que fazem a diferença na hora de degustar um bom whisky, seja ele um blended ou pure malt, Scotch ou não. São eles:
1. A escolha do whisky.
Sem dúvida alguma, o ato de saborear começa por uma boa escolha, e esta não deve estar rotulada a uma marca ou a uma categoria. Está diretamente ligada ao seu paladar, por este motivo temos mais de 5000 tipos de marcas de whisky/whiskey no mundo. Lembrando que fiz a referência às duas formas de escrever em inglês porque somente a Escócia tem o direito de escrever nos rótulos da primeira forma, também conhecido como Scotch, ficando a segunda para os demais países produtores. No Brasil, o termo aplicado é uísque. Escolha o seu e saborei.
2. Sua Excelência o Copo.
Esta é uma dica sutil, pois existem diferenças e perdas de aromas na escolha do tipo de whisky e copo certo a ser usado. Por exemplo:
a. Se a idéia é saborear um whisky novo em seu estoque, recomendo usar o copo tipo taça média, abaulado no centro, pois ele possibilitará entender o espírito do whisky, sua personalidade e seus aromas. Porém é indicado apenas para o primeiro gole/dose, na intenção de mergulhar no sabor. Recomenda-se que “lavemos” a taça com o próprio whisky, para eliminar qualquer sabor ou cheiro proveniente da lavagem ou de qualquer resíduo, além disso, já selamos o copo/taça com o novo sabor que virá.
b. Puro Malt & Single Malt. Recomendo o copo longo e fino, com uma dose de no máximo 40ml. Estes whiskies tem características muito específicas, principalmente no aroma. Desta forma, quando tomamos uma dose no copo longo, poderemos sentir o buquê antes do líquido chegar à boca. Neste momento, é imprescindível sentir o aroma graciosamente, gentilmente, várias vezes, antes de beber, pois você vai preparando sua mente para uma viagem em busca dos segredos da fórmula do whisky. Devemos colher o aroma gentilmente, como se estivéssemos sendo apresentados a alguém muito especial, e aquele momento é único.
c. Blended 8 anos. O copo raso e largo cai bem. Geralmente usado em festividades, servido com bastante gelo, o copo largo é adequado para saborear um blended, pois a liberação do álcool é bem mais rápida. Porém, recomenda-se não demorar muito tempo para concluir sua dose, pois após alguns minutos, perderemos muito das características que personificam o whisky escolhido.
3. Água no whisky. É possível?
Lógico que sim. Em quase toda mesa de pud na Escócia tem uma garrafa de água, não só por eles terem orgulho de possuírem uma das águas mais puras do mundo, mas por ser o whisky uma bebida destilada, conseguimos ativar o malte quando adicionamos água à dose. Não é crime algum adicionar água ao whisky. Isto é mito. Você pode torná-lo ainda mais agradável quando o mistura com água. Aqui no Brasil, principalmente em Recife, é comum a adição de gelo à vontade, por causa do clima quente. O gelo ao se derreter, faz a função da água e possibilita servir o whisky em uma temperatura agradável ao paladar.
Uma certa vez me perguntaram sobre beber whisky com outros líquidos acompanhando. Eu respondi que o que eles bebiam, era qualquer coisa, menos whisky. Na verdade era um drink a base de whisky. Fiz a comparação entre tomarmos uma boa cachaça pura e depois a misturarmos com o gelo, limão e açúcar. Essa mistura não é cachaça. É caipirinha. Mas registro que não sou contra, inclusive tenho amigos escoceses que adoram tomar whisky com refrigerante tipo cola. Faz parte.
Recomendo aos amantes da “água da vida” que assistam a este vídeo protagonizado pelo Master Blend Richard Paterson, numa reportagem apaixonante de David Hayman, e aprendam, como eu aprendi, mais uma maneira de entender como podemos retirar o máximo de uma boa dose de whisky, fazendo uma viagem à Escócia, em apenas um gole.
Segue um dica importante : Bebam com moderação. Se for dirigir, não beba ou repasse a condução do veículo para outra pessoa que não consumiu bebida alcólica.
Boa viagem a todos !!!
Por Hamilton Alves Pessoa