Loch Ness - Foto tirada por Hamilton Alves Pessoa
 

O lago Ness ( Loch Ness ) é um dos maiores lagos de água doce da Grã Bretanha e fica localizado no coração das Highlands (Terras Altas) na Escócia, ficando atrás apenas do Loch Lomomnd, outro espetáculo da natureza, situado também na Escócia.

O Loch Ness se apresenta geograficamente de forma estreita e alongada com incríveis 37 quilômetros de comprimento, 1,6 km de largura, e tem uma profundidade máxima de 226 metros, ocupando uma área de cerca de 56,4 km² . Com estas características dá para se ter uma idéia beleza estonteante do "Loch".

Loch Ness - Foto tirada por Hamilton Alves PessoaA visibilidade da água é extremamente reduzida devido ao teor de turfa (material do solo orgânico parcialmente decomposto. Em condições geológicas ideais, transforma-se em carvão, e é utilizado na produção de Whisky) , que é trazida para o lago através das redes de drenagem.

Um passeio até o Loch Ness é repleto de paisagens deslumbrantes e selvagens, com contrastes geográficos de tirar o fôlego. É possível ver grupos de veados selvagens pastando às margens das estradas. Por ficar nas Highlands, o Loch Nesse é rodeado por imensas e majestosas moGlen Coe - Foto tirada por Hamilton Alves Pessoantanhas, o que remete o visitante às histórias dos Clãs Escoceses que viviam nestas montanhas. A passagem por Glen Coe acrescenta um ingrediente a mais ao passeio. As montanhas do vale de Glen Coe mais parecem grandes Deuses postados nas estreitas estradas, que fazem o mais poderoso dos homens se sentir pequenino e impotente diante de tamanha beleza. Outro ponto interessante de Glen Coe é a paz que encontramos lá. o cenário, que serviu de base para várias cenas do Filme Harry Poter e o Prisioneiro de Askaban, parece nos preparar para o que vamos ver no Lago Ness.

Por ser extenso, como já pudemos verificar, você pode aportar ao lago por vários pontos de sua orla, mas existem "entradas" estratégicas como a de Spean Bridge, na agradável cidade de Fort Augustus. Você, também, acessar o lago pela maravilhosa cidade de Inverness, ou Fort Augustus, ou por Drumnadrochit, cidade onde fica o Loch Ness Monster exhibitions.

 

Um outro ponto de parada para quem vai ao Loch Ness é o Castelo de Urquhart, que fica bem próximo à Drumnadrochit. O Urquhart Castle é do século VIII, e pertenceu, dentre outros, à família Durward. Por sua posição estratégica, foi tomado pelo Rei Inglês Edward I . O castelo foi reconquistado e perdido Urquhart Castlenovamente, até que desempenhou um papel fundamental na independência escocesa, quando foi ponto de apoio do Rei Robert the Bruce.

Com o passar dos séculos, o castelo foi abandonado e caiu em ruínas, e suas pedras serviram até de base para construções dos moradores locais.

Mesmo em ruínas, o Urquhart Castle é um ponto de parada obrigatório quando vamos ao Loch Ness, por seu grande valor histórico.

 

 

Entrada para o Loch Ness - Foto tirada por Hamilton Alves Pessoa

O Monstro do Lago Ness

O lago Ness é mundialmente conhecido pelas não confirmadas aparições do Monstro de Loch Ness , conhecido pelos habitantes locais por Nessie. As evidências científicas para a existência deste monstro, descrito como uma espécie de dinossauro (Plessiosaurus - répteis aquáticos de grandes dimensões, com um pescoço grande em relação à cabeça, que se deslocavam com a ajuda de enormes membros em forma de barbatana), são quase nulas, mas não são totalmente descartadas. Lenda ou realidade, Nessie movimenta o mercado turísco em todas as cidades que ficam em suas margens e alimenta a imaginação do mundo inteiro.

Não é muito difícil conseguimos encontrar sites, livros e fóruns na internet que fomentam a existência do monstro do lago Ness e ajudam a aumentar a polêmica. Quando você navega pelo lago, e percebe sua grandiosidade, é só deixar sua imaginação guiar seus pensamentos que você logo acredita que algumas bolhas de ar na água são a respiração de Nessie. Existe um cruzeiro de 1 hora pelo lago, com direito a sonar e mapa subaquático para acompanhar as inúmeras cavernas no fundo do lago. Isso tudo estimula a nossa imaginação. Várias expedições ocorreram no lago atrás de evidências de sua existência, o que não aconteceu, mas mesmo assim, o romantismo do lago nos remete a acreditar na sua existência.

A polêmica do mundo atual teve inicio com uma publicação cheia de sensacionalismo do jornal Inverness Curier, em 2 de maio de 1923, numa reportagem que abordava a aparição de uma criatura de aproximadamente 3 metros, vista por um homem chamado Alfred Cruickshank. Na mesma matéria, havia relatos de uma criatura que saltava da água como fazem os golfinhos hoje em dia.

Na ocasião, uma companhia circense chegou a oferecer 20 mil libras para que capturasse a "fera".

Porém, a imagem que internacionalizou o Monstro do Lago Ness foi tirada em 19 de abril de 1934, pelo cirurgião R.K. Wilson, que tornou a imagem mundialmente conhecida com a foto do Cirurgião (Surgeon's photo). Esta foto foi tida como a prova final de que o monstro existia de fato. Há muitos rumores sobre a veracidade desta foto, mas é impossível falar no Monstro do Lago Ness sem falar ou apresentar esta famosa imagem.

A mais intrigante das aparições ocorreu em maio de 2007, quando um homem chamado Gordon Holmes, de 45 anos de idade, filmou uma cena onde aparece uma criatura escura que se movia rapidamente pela água. Este vídeo foi exibido pela renomada BBC da Escócia no mesmo ano. As imagens estão sendo analisadas por um grupo de biólogos, e já há quem afirme que esta é a mais fantástica das aparições.

Para quem quiser conhecer um pouco mais, o filme Meu Monstro de Estimação (The Water Horse: Legend of the Deep), de 2008, conta a história de Angus MacMorrow, um garoto que mora às margens do Lago Ness e encontra um ovo, que para sua surpresa é um ovo do Cavalo das Águas. O animal é batizado de Crusoé e eles vivem uma aventura fantástica, cheia de efeitos especiais. O filme é dirigido por Jay Russel, baseado no livro de Dick King-Smith. Um dos pontos altos do filme é o documentário sobre o lago, com muitos depoimentos interessantes sobre mitos e lendas do Monstro do Lago Ness. Vale a pena assistir.

Bem pessoal, é isso. O lago me fascina até hoje e todas as vezes que vou à Escócia, não deixo de ir conferir sua beleza e grandiosidade.

 

Vale a pena visitar: